Laudos Técnicos

LAUDOS TÉCNICOS

No setor de elevadores é pratica comum de empresas de grande porte emitirem laudos fotográficos aterrorizantes quanto a riscos para os passageiros, apenas imprimindo em papel timbrado abusando da suposta confiabilidade de suas marcas. Os laudos são entregues sem assinatura e sem a ratificação técnica feita por Engenheiro Mecânico registrado no CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, que é o profissional capacitado para preparação desses laudos técnicos, de acordo com legislação específica.

Esses laudos se apresentam com um objetivo comercial, são notoriamente desprovidos de cuidados com a ética profissional e livre concorrência. Geram ainda, preocupação e algum pânico em Síndicos e Administradores de Condomínios que quase sempre são leigos em questões técnicas de elevadores e que se assustam com fotografias que induzem a uma interpretação errônea das condições normais de utilização.

Outra prática relativamente comum no mercado é aquela em que o fabricante do elevador coloca senhas de acesso às configurações do equipamento apenas para se perpetuar com o contrato de manutenção.

Assim, os elevadores são propriedade do Condomínio e nenhuma empresa que não seja a responsável pela manutenção dos mesmos tem o poder de realizar qualquer tipo de vistoria, salvo sob desejo e autorização expressa do Condomínio.

Não deixe que abusem de sua confiança.